terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência didática Vó caiu na piscina

Texto  “VÓ CAIU NA PISCINA

Carlos Drummond de Andrade

Situação de Aprendizagem – “Leitura em semelhantes contextos”


Objetivo geral:
Ø  Relacionar semelhanças na narrativa a partir de um mesmo temática

Competências e Habilidades:

Ø  Identificar as semelhanças  apresentadas nos textos quanto  à:
Ø  A estrutura, foco narrativo e ao gênero dos textos?
Ø  Construir sentido global dos textos.

Número de aulas previstas: 6 aulas

Texto I: “VÓ CAIU NA PISCINA”

1)        Ativação de conhecimento de mundo
2)        Percepção das semelhanças presentes nas narrativas
3)        Percepção do uso da ambiguidade no texto, intencional ou não.
Discussão oral:
Ø  O que o título do texto sugere?
Ø  O que vocês acham que aconteceu com a vó?
Ø  Houve algum motivo desencadeador do fato?
Ø  O que você entendeu com a expressão “cair na piscina”?
Ø  O que levou o pai a não entender o que o filho dizia?

Texto II: LICENÇA, POR FAVOR

4)        Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto
Ø  O que se pode esperar de um texto com esse título?
Entrega do texto aos alunos.
Após a leitura do primeiro parágrafo, checam-se as hipóteses levantadas pelos alunos.
Nos dos parágrafos 2º ao 10º
Ø  Qual palavra dificulta o entendimento do texto?
Ø  Alguma delas impossibilita a compreensão ou se consegue entender o texto pelo contexto?
Ø  Como a personagem é descrita?
Ø  O que levou as pessoas da fila a fazer um julgamento errado da personagem em questão?
Ø  Você acha que fato assim pode acontecer na vida real?

Após a leitura do último parágrafo:
Ø  Apareceram mais informações sobre o personagem?
Ø  É possível ter a certeza de quem ele é? Se sim, qual o trecho que confirma sua hipótese?
Ø  As hipóteses levantadas foram confirmadas? Como?
5)        Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas:
Ø  O final da história atendeu as suas expectativas? Por quê?
6)        Comparação de informações entre os textos
7)        Percepção de relações de intertextualidade e de interdiscursividade
Discussão oral:
Ø  Pode-se  comparar as crônicas? Em que aspectos?
Ø   A forma de se estruturar o texto  é semelhante?
Ø  Qual  dos texto  acharam mais interessante? Por quê?

8)        Produção de inferências globais:
Texto I e II
Quando se fala de “Aquele velho não compreende mesmo nada”
Ø  O que se pode inferir através da leitura do fragmento?
Ø  Há alguma relação de sentido entre os textos?
Ø  Vocês acham que houve preconceito por parte das pessoas que estavam na fila?
Ø  O uso da pontuação, interferiu  na fruição e no entendimento do texto?
Ø  Se o texto fosse narrado em 3º pessoa teria o mesmo efeito? Por quê?


TEXTO II
                                                           LICENÇA, POR FAVOR

De camisa vermelha, calça branca, óculos escuros e cara de garotão de vinte anos, ele foi entrando por entre as pessoas que se comprimiam na fila enorme.
- Com licença, minha senhora... licença, senhor.
-Calma aí, ô moço. A fila é lá atrás.
- Bem...  é que eu...
- Não tem bem nem mal – protestou  a senhora; se quer consultar tem que fazer como todo mundo: entrar na filha.Ou o senhor acha que é mais bonito que os outros?
- Não... não é isso... É que eu... - tentava explicar um pouco confuso o garotão
É isso aí, dona. Não deixa  furar não! – gritou um sujeito com cara de fome, o penúltimo da fila.
-Manda o bonitão pra trás! – emendou o outro.
- Tudo certo, minha senhora, mas acontece que eu vou entrar. E se não me deixarem passar, não vai haver consulta para ninguém.
Aí, um tipo sério, de óculos pequenos e bigodes torcidos, enfezou:
- Agora já é demais. O senhor está pensando o quê? Acha que é o papa? Presidente da república? Delegado? Rei da Inglaterra? Técnico da seleção?
- Não... não... quem  me dera! – Respondeu rindo o furão.  Infelizmente eu sou o médico e, se os  Senhores e as  senhoras  permitirem,vou entrar nesta sala, trocar de roupa e começar a atender as consultas. Com licença, por favor...

                                                                      Fernando R. Fillol

Maria Elisabete Lopes Pereira

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