Texto “VÓ CAIU NA PISCINA”
Carlos Drummond de Andrade
Situação de Aprendizagem –
“Leitura em semelhantes contextos”
Objetivo
geral:
Ø Relacionar semelhanças na narrativa a partir de um mesmo temática
Competências
e Habilidades:
Ø Identificar as semelhanças apresentadas nos textos quanto à:
Ø A estrutura, foco narrativo e ao gênero dos textos?
Ø Construir sentido global dos textos.
Número
de aulas previstas: 6 aulas
Texto
I: “VÓ CAIU NA PISCINA”
1)
Ativação de conhecimento de
mundo
2)
Percepção das semelhanças presentes nas narrativas
3)
Percepção do uso da
ambiguidade no texto, intencional ou não.
Discussão oral:
Ø O que o título do texto sugere?
Ø O que vocês acham que aconteceu com a vó?
Ø Houve algum motivo desencadeador do fato?
Ø O que você entendeu com a expressão “cair na piscina”?
Ø O que levou o pai a não entender o que o filho dizia?
Texto
II: LICENÇA, POR FAVOR
4)
Antecipação ou predição de
conteúdos ou propriedades do texto
Ø O que se pode esperar de um texto com esse título?
Entrega do texto aos alunos.
Após a leitura do primeiro parágrafo,
checam-se as hipóteses levantadas pelos alunos.
Nos dos parágrafos 2º ao 10º
Ø Qual palavra dificulta o entendimento do texto?
Ø Alguma delas impossibilita a compreensão ou se consegue entender o
texto pelo contexto?
Ø Como a personagem é descrita?
Ø O que levou as pessoas da fila a fazer um julgamento errado da
personagem em questão?
Ø Você acha que fato assim pode acontecer na vida real?
Após a leitura do último parágrafo:
Ø Apareceram mais informações sobre o personagem?
Ø É possível ter a certeza de quem ele é? Se sim, qual o trecho que
confirma sua hipótese?
Ø As hipóteses levantadas foram confirmadas? Como?
5)
Elaboração de apreciações
estéticas e/ou afetivas:
Ø O final da história atendeu as suas expectativas? Por quê?
6)
Comparação de informações
entre os textos
7)
Percepção de relações de
intertextualidade e de interdiscursividade
Discussão
oral:
Ø Pode-se comparar as crônicas?
Em que aspectos?
Ø A forma de se estruturar o texto
é semelhante?
Ø Qual dos texto acharam mais interessante? Por quê?
8)
Produção de inferências
globais:
Texto I e II
Quando se fala de “Aquele velho não
compreende mesmo nada”
Ø O que se pode inferir através da leitura do fragmento?
Ø Há alguma relação de sentido entre os textos?
Ø Vocês acham que houve preconceito por parte das pessoas que estavam na
fila?
Ø O uso da pontuação, interferiu
na fruição e no entendimento do texto?
Ø Se o texto fosse narrado em 3º pessoa teria o mesmo efeito? Por quê?
TEXTO II
LICENÇA, POR FAVOR
De camisa vermelha,
calça branca, óculos escuros e cara de garotão de vinte anos, ele foi entrando
por entre as pessoas que se comprimiam na fila enorme.
- Com licença, minha
senhora... licença, senhor.
-Calma aí, ô moço. A
fila é lá atrás.
- Bem... é que eu...
- Não tem bem nem mal
– protestou a senhora; se quer consultar
tem que fazer como todo mundo: entrar na filha.Ou o senhor acha que é mais
bonito que os outros?
- Não... não é
isso... É que eu... - tentava explicar um pouco confuso o garotão
É isso aí, dona. Não
deixa furar não! – gritou um sujeito com
cara de fome, o penúltimo da fila.
-Manda o bonitão pra
trás! – emendou o outro.
- Tudo certo, minha
senhora, mas acontece que eu vou entrar. E se não me deixarem passar, não vai
haver consulta para ninguém.
Aí, um tipo sério, de
óculos pequenos e bigodes torcidos, enfezou:
- Agora já é demais.
O senhor está pensando o quê? Acha que é o papa? Presidente da república?
Delegado? Rei da Inglaterra? Técnico da seleção?
- Não... não... quem me dera! – Respondeu rindo o furão. Infelizmente eu sou o médico e, se os Senhores e as senhoras permitirem,vou entrar nesta sala, trocar de
roupa e começar a atender as consultas. Com licença, por favor...
Fernando R. Fillol
Maria Elisabete Lopes Pereira
Maria Elisabete Lopes Pereira
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